António Moutinho Mendes Um “gentleman” ao serviço da comunidade!

Homem intimamente ligado à cidade de São Mamede Infesta e profundamente dedicado à causa pública, António Moutinho Mendes é bem o exemplo de fidelidade que os bons filhos dedicam à terra que os viu nascer.

Nado e criado em São Mamede Infesta é aqui que tem exercido a sua meritória atividade de homem público, enquanto autarca prestigiado.

De trato afável, polido, educado, simpático – um verdadeiro “gentleman” – sempre irrepreensivelmente trajado, foram muitos os anos que Moutinho Mendes presidiu aos destinos da sua terra – como presidente na Junta de Freguesia primeiro, depois à União de Juntas que une São Mamede Infesta à Senhora da Hora.

Personalidade forte, de convicções firmes, resoluto e determinado, o presidente Moutinho Mendes soube gerir como ninguém tendências e sensibilidades que se foram gerando ao longo dos anos, imperturbável no desempenho autárquico e inabalável face às alternâncias de poder que a montante – na Câmara Municipal – se foram sucedendo.

Resistiu a tudo. Resistiu a convites, seduções, assédio e tentativas de manipulação. Que existiram, como todos sabemos que existem, em política…

A sua postura vertical, a sua conduta social, a honorabilidade que demonstrou em todos os actos de gestão – e foram muitos – são apontadas aos mais novos como exemplo a seguir, aos mais velhos como referência incontornável e a todos como se pode ser obediente sem ser submisso, tolerante sem ser fraco e líder sem ser autoritário.

Do que muito que fez em prol da comunidade falam os melhoramentos à vista de todos. Mas, soube também implementar normas de conduta e de articulação entre os vários setores sociais em que as circunstâncias ditaram a sua intervenção – e estes são os melhoramentos não visíveis, mas que ostentam a marca da sua mão!

Sempre procurando para cada problema a solução adequada, para cada sugestão o melhor encaminhamento, para cada contrariedade o melhor espírito de luta e superação.

É por tudo isto – e por muito mais que desta vez aqui não trazemos – que Moutinho Mendes é ainda hoje, por muitos cidadãos com quem privou, carinhosamente tratado por “senhor presidente”.

Claro que contou, para o sucesso alcançado, com a prestimosa colaboração dos executivos que soube escolher e liderar – homens e mulheres que deram, igualmente muito de si à autarquia, aos comerciantes, aos industriais e à população em geral.

E a verdade é que a semente frutificou: alguns autarcas que o coadjuvaram – e entre estes o presidente Leonardo Fernandes – estão hoje a desempenhar brilhantíssimo papel na União das Freguesia da Senhora da Hora e São Mamede Infesta.

A Rádio Matosinhos Online que conhece bem a sua obra e não esquece o saudável relacionamento que com ele manteve orgulha-se de o contar como um dos mais ilustres amigos desta casa.

Aqui lhe deixamos a nossa eterna gratidão.

A direção RMO

O que acha?

Heitor Ramos

Read Previous

Joaquim Paulo Um homem de causas, valores e princípios.

Read Next

António Moutinho Mendes Um “gentleman” ao serviço da comunidade!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *