Conselho Consultivo Sénior de Matosinhos reúne-se pela primeira vez

Amanhã, 15 de maio // 14h30 // Paços do Concelho

Reúne-se amanhã pela primeira vez o recém-constituído Conselho Consultivo Sénior de Matosinhos. A reunião vai acontecer às 14h30, nos paços do concelho, sendo o início da sessão aberto aos órgãos de comunicação social.

Constituído por cidadãos, organizações, instituições de solidariedade social e por personalidades com trabalho desenvolvido na área da ciência e da produção de conhecimento sobre a gerontologia – entre os quais se contam o psiquiatra António Leuschner, presidente do Conselho de Administração do Hospital Magalhães de Lemos e do Conselho Nacional de Saúde Mental, e Constança Paúl, investigadora na área da gerontologia e do envelhecimento ativo –, o Conselho Consultivo Sénior de Matosinhos pretende ser um espaço de debate capaz de influenciar a tomada de decisão política.

O conselho visa estabelecer a articulação entre os decisores e a população idosa, promovendo a sua integração e proteção, o envelhecimento ativo, a participação cívica e a produção de conhecimento sobre este grupo populacional, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos mais velhos e para encontrar novas respostas para uma camada da população que tem vindo a crescer de modo continuado. Um pouco à imagem de um conselho de sábios, o organismo permitirá também que os cidadãos seniores possam contribuir para a construção de políticas municipais dirigidas a todas as gerações.

Vivem atualmente em Matosinhos cerca de 29 mil pessoas com 65 anos ou mais, correspondendo a 16,5% da população residente, percentagem que tem vindo a crescer ao longo dos anos, fruto do processo de envelhecimento demográfico comum a todo o país.

Matosinhos, paços do concelho, 14 de maio de 2019

Jorge Marmelo

Assessor de Imprensa

Telefone: 229 390 900 (ext. 330061)

Telemóvel: 910 730 296

E-mail: jorge.marmelo@cm-matosinhos.pt

Web: http://www.cm-matosinhos.pt

[Mensagem reduzida]  Ver toda a mensagem

O que acha?

Heitor Ramos

Read Previous

Peregrinação pelos petiscos de Matosinhos arranca amanhã

Read Next

Técnicas secretas para promoção de sites de que apenas algumas pessoas conhecem | Criar Site Para Vendas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *